mala
Foto: Denis Renó.

Bagagem é um dilema, especialmente quando temos pouco espaço e vários dias. Isso piorou bastante depois que as leis sobre venda de passagens no Brasil foram mudadas. A novidade, que veio junto à promessa de preços mais baixos, é que o passageiro perdeu o direito de despachar malas no porão. Bom, pode, mas para isso precisa pagar um valor extra. A promessa de preço baixo não foi cumprida, mas a da cobrança para despachar sim, está sendo cumprida a ferro e fogo.

Para compensar a cobrança, e economizar um dinheiro para a viagem, compartilhamos seis dicas sobre o que levar na bagagem. Assim, uma bagagem de mão pode até ficar com espaço para as lembrancinhas de fim de viagem.

Bagagem pequena, planejamento grande

Planejamento na hora de preparar a bagagem de bordo é fundamental. Jamais prepare sua mala de bordo às vésperas da viagem. Você corre o risco de ficar sem espaço, ou deixar algo muito importante. Por isso, comece planejando a combinação de roupas e o aproveitamento de peças durante a viagem.

mala
Foto: Denis Renó.

Uma mala de bordo é pequena e precisa ser bem aproveitada.

Uma dica importante nessa hora, e isso vale mais (ainda que não restritamente) às mulheres, é colocar as roupas básicas sobre a cama e tentar combinar com o restante. A visualização das combinações pode ser uma segurança nessa hora. Daí, é começar a guardar as roupas na bagagem.

Já os fanáticos por camiseta e calça jeans/bermuda podem ficar mais tranquilos na hora de preparar as roupas. Camiseta preta é excelente, pois combina com qualquer coisa e tem menos facilidade para sujar.

Arrumar a mala com cuidado

Na hora de colocar as coisas na bagagem, tenha paciência. Sempre penso, na hora de montar a minha, que estou confeitando um bolo. Não sei nem fazer bolo, mas dá certo na hora de preparar a bagagem. Em alguns casos, a roupa chega pronta pra uso, sem nenhum amassado.

Para isso, é preciso começar com algumas peças básicas. Por exemplo, meias devem ser colocadas nos vãos que ficam no fundo de malas de rodinha. Assim, além de serem guardadas em algum lugar, evitam que as roupas fiquem amassadas. Depois de cobrir esse vão, coloque as meias abertas sobre as que foram colocadas.

Foto: Denis Renó.

A mala possui esses vãos no fundo. Aproveite-os.

Bagagem com roupa amassada é dor de cabeça

Tarde demais, depois que arrumou a bagagem e amassou tudo. Então tome cuidado desde o começo. Uma dica para manter tudo arrumado e protegido é colocar as calças abertas no fundo da mala, sobre as meias, e colocar as demais roupas em cima. No final, dobre as pernas das calças sobre as roupas.

Feito isso, feche com aquele extensor interno. Dessa maneira, aconteça o que acontecer, a roupa ficará imóvel no lugar dela. Então coloque sobre as roupas os eventuais casacos que possam ter em seu planejamento.

Uma dica sobre isso: se vai a um lugar frio, leve um ou, no máximo, dois casacos. Claro, esses devem ser apropriados para o frio, e podem ser repetidos. Bom, devem ser repetidos. Essa frescura de não repetir casaco é coisa de brasileiro.

Cabos de eletrônicos e utensílios de higiene no final

Imagina você chegar na sala de embarque do aeroporto e ter de desfazer sua bagagem inteira para pegar o cabo do celular, que foi colocado no fundo? Situação constrangedora. Surreal, na realidade. Por isso, deixe tudo na superfície. Em alguns casos, nem abrir a bagagem você precisará para buscar o cabo. Basta um pequeno vão que caiba sua mão.

Outra razão importante para deixar na superfície é a vistoria de bagagem. Em alguns casos, como nos Estados Unidos (mas não somente lá), é comum o pedido para abrir a bagagem. Uma vistoria inesperada pode obrigar você a refazer toda a organização. Por isso, já deixe fácil o que costuma ser vistoriado.

Sacos plásticos são fundamentais

Quando indico sacos plásticos, quero dizer sacolinhas de supermercado mesmo. Elas são ideais para armazenar roupas sujas, dobradas, especialmente para evitar a bagunça na volta. Se elas estiverem desorganizadas, ocuparão mais espaço na bagagem.

Além disso, uma bagagem com roupas ensacadas é prevenção contra vexame. Alguns oficiais de vistoria, na hora de buscar objetos na bagagem, retiram a bagagem de qualquer jeito. As roupas desensacadas ficarão expostas para os oficiais de vistoria, e todo o aeroporto, verem.

Além da mala, uma bolsa ou mochila

Jamais viaje somente com a mala, ainda que seja de rodinha. Esteja com uma mochila nas costas. Ela serve para colocar computador, tablet, câmera fotográfica e tudo o que você quiser deixar na mão, ao invés do bagageiro. Outra dica é deixar passaporte, dinheiro e uma caneta, pois alguns países ainda exigem o preenchimento do formulário de imigração.

mala
Foto: Denis Renó.

Viaje com uma pequena mochila. É permitida e pode ficar embaixo da poltrona.

Mas preste atenção no assento que você escolheu, ou foi colocado no check in: se for saída de emergência, esqueça a mochila embaixo da poltrona. Se você já sabe que precisará da mochila, peça para mudar de lugar no check in.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here