Monserrate
Foto: Denis Renó.

Monserrate é um passeio diferente em Bogotá. Afinal, essa é a oportunidade de ver a cidade de outro ângulo: de cima. O lugar fica quase 700 metros acima da capital colombiana, em meio a muita natureza e isolamento. Do Monserrate, não é possível escutar os sons de uma Bogotá movimentada, com mais de nove milhões de habitantes. Pelo contrário.

Na realidade, subir ao Monserrate é mais do que um passeio. Parece que estamos em outra dimensão, longe de tudo e de todos. O tempo para depois que desembarcamos do funicular (o trem inclinado que sobe o morro) ou o teleférico, outro passeio interessante.

Monserrate
Foto: Denis Renó.

O funicular é um trem/elevador construído para subir montanhas.

Esse post convida você a realizar esse passeio quando estiver em Bogotá. Ainda que muitos dos turistas que chegam à cidade já tenham o passeio na lista de atrações, esse post pode ajudar com dicas sobre horário e dias da semana. Afinal, para aproveitar Bogotá como ela merece é importante seguir algumas dicas. Assim, a alegria não se transforma em dor de cabeça.

Monserrate, emocionante logo na subida

A subida ao Monserrate já emociona. Depois de esperar em uma fila enorme aos domingos e rápida durante a semana, é hora de entrar em um vagão de trem inclinado. O melhor lugar é no degrau mais baixo, pois é possível ver a cidade logo na subida. Mas também é interessante ficar no degrau mais alto, vendo todo o caminho. Os degraus do meio são meio sem graça.

Monserrate
Foto: Denis Renó.

O vagão é grande, mas pode ser claustrofóbico para alguns.

No caminho para Monserrate, além da natureza e da cidade, há dois momentos interessantes. O primeiro é quando um vagão cruza com o outro, que está descendo. O funicular funciona como um elevador, mas o pêndulo é o outro vagão, ao invés de um peso. O segundo momento interessante é quando passamos por um túnel, que sinaliza a chegada ao fim da viagem.

Monserrate
Foto: Denis Renó.

O túnel é um momento interessante da subida.

A fé no topo de Monserrate

No topo da montanha, uma bela igreja, a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate, espera os visitantes. Nos fins de semana, a igreja fica lotada de fiéis durante as várias cerimônias que acontecem por lá. Os católicos podem, no caminho do funicular à igreja, ver a Via Sacra de Jesus Cristo.

Monserrate
Foto: Denis Renó.

A Basílica pode ser vista de quase todos os lugares da cidade.

Mas o topo da montanha também tem outras belezas, essas vindas da natureza. A montanha abriga um parque nacional e muita biodiversidade, uma das riquezas da Colômbia. No mesmo caminho, encontramos flores, plantas e pássaros que tornam o passeio inesquecível.

Monserrate
Foto: Luciana Renó.

A natureza está próxima dos visitantes.

Bogotá vista do céu

Costumo dizer que Bogotá é uma cidade próxima do céu. E realmente é. Afinal, a capital colombiana está situada a uma altitude de 2.500 metros. Porém, o Monserrate está ainda mais perto. E de lá podemos avistar uma Bogotá de outra maneira, com outras belezas.

Monserrate
Foto: Denis Renó.

Bogotá vista de cima parece pequena.

Mas esteja atento ao dia em que a subida vale a pena. Afinal, subir no Monserrate em dia de chuva significa ver um mar de nuvens, e não a beleza da cidade. Outro cuidado interessante é a hora. Ao meio dia, o sol está 3.200 metros mais perto, o que significa calor e raios ultravioleta. Em compensação, o final do dia de cima do Monserrate é inesquecível. Esteja atento apenas na hora de voltar. Afinal, uma cidade como Bogotá oferece alguns perigos quando o sol desaparece.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here