Porto
Foto: Denis Renó.

Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal, com 237.591 habitantes. O município, cortado pelo Rio D’Ouro, foi fundado no ano 1123, e situa-se no noroeste do país. Tranquila e famosa por suas belas pontes, Porto é uma cidade que conquista os visitantes pela boa energia e pela vida pacata dos moradores.

Mas os detalhes que tornam o Porto uma das mais importantes cidades do país estão no passado. Fundada pelos Celtas, a cidade era chamada de Portus Cale, dando origem ao nome do país. No ano 715, a região que hoje situa Porto e Braga, foi invadida pelos mulçumanos, sendo ocupada pelas forças islâmicas até 868, quando o galego Vimara Peres recuperou a região, fundando a então chamada Portucale, antes mesmo da existência do país.

porto
Foto: Denis Renó.

A cidade baixa apresenta traços históricos de um Porto anterior a Portugal.

Esse post retrata um pouco do Porto, cidade que originou não somente Portugal, mas também a formação da minha família no Brasil (ver o conto Mochileiro português na América Latina capítulo 1, capítulo 2, capítulo 3 e capítulo 4). A relação que possuo com Porto vai além das fronteiras do turismo. Ela chega na essência, na alma da cidade Aproveite as dicas aqui apresentadas, e espere as próximas. Afinal, voltar ao passado é algo que sempre devemos fazer.

Porto, das igrejas

A cidade histórica do Porto é repleta de igrejas, muitas delas parecidas com as brasileiras. Aliás, o catolicismo existente no Brasil foi trazido de Portugal, e a cidade do Porto foi fonte de diversas correntes imigratórias. Por isso, passear pelas igrejas do centro histórico do Porto nos faz lembrar das cidades brasileiras Paraty, Ouro Preto e Mariana.

porto
Foto: Denis Renó.

As igrejas da cidade são grandiosas e misturam épocas diversas.

Entretanto, carregam uma característica incomum em qualquer outra parte: os azulejos portugueses que revestem algumas de suas fachadas. Uma que chama a atenção por sua beleza e localização é a Igreja Paróquia de Santo Ildefonso, inaugurada em julho de 1739. O local fica próximo à estação de metrô São Bento, bem fácil de chegar, apesar da ladeira.

porto
Foto: Denis Renó.

A Igreja Paróquia de Santo Ildefonso é coberta de azulejos portugueses

Um D. Pedro I com outro nome

O primeiro imperador do Brasil, D. Pedro I, em Portugal foi nomeado D. Pedro IV, quando assumiu a coroa de Portugal, entre março e maio de 1826. Em sua homenagem, construiu-se, na Praça da Liberdade, centro da cidade, uma estátua onde o rei aparece sobre um cavalo. Curiosamente, a imagem nos faz lembrar do Grito do Ipiranga. Lembrando ou não, é curioso encontrar um D. Pedro IV em Portugal que marcou a história do Brasil como D. Pedro I.

porto
Foto: Denis Renó.

O monumento a D. Pedro IV (ou I) chama a atenção dos turistas brasileiros.

Sabores do Porto

Para conhecer a cidade de maneira completa, é preciso experimentar os sabores do Café Majestic. Fundada em 1921 com o nome de Elite, o Café Majestic está situado no centro da cidade, no calçadão da Rua Santa Catarina. Seus móveis, sua decoração, tudo nos leva ao passado. A única coisa que nos traz ao presente é a conta, que vem em euros.

porto
Foto: Denis Renó.

A decoração do Café Majestic é de um Porto cem anos atrás.

Para quem quer conhecer Portugal, visitar o Porto é uma obrigação. Além disso, a cidade pode servir de base para passeios na região, interligada por metrô e trem. Aproveite a viagem e conheça as origens de Portugal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here