san lorenzo
Foto: Denis Renó

San Lorenzo de El Escorial é uma cidade particularmente bonita. Sede de um mosteiro construído entre 1563 e 1584, San Lorenzo é uma cidade tranquila, pacata e diferenciada. Seus 8 mil moradores, parte considerável formada por simpatizantes da monarquia espanhola e do regime franquista, são receptivos e simpáticos aos visitantes. 

san lorenzo
Foto: Denis Renó.

A beleza de San Lorenzo de El Escorial está presente por todos os lados.

Mas ir a San Lorenzo de El Escorial significa mais que visitar o belo mosteiro. Caminhar pelas ruas da cidade é uma oportunidade para descansar, esquecer da vida corrida e respirar história por todos os cantos. O post de hoje apresenta dicas e informações sobre San Lorenzo, para que seu passeio seja mais proveitoso. 

San Lorenzo de El Escorial em um dia só 

É pouco, mas um dia pode ser suficiente para visitar a cidade. Entretanto, é parecido planejamento. Afinal, apesar de pequena, San Lorenzo de El Escorial tem muito o que fazer (inclusive nada, que pode ser uma boa ideia para descansar). Então, saia cedo de Madri e planeje seu retorno para o fim do dia. 

Sentar em uma praça como a do Mosteiro, é perfeito para desconectar-se.

O viajante pode chegar a San Lorenzo de El Escorial de carro, mas o melhor é seguir de trem. Os valores não passam de 6 €, com saída da estação Chamartin (Madri), linha C8A cercanias. Para voltar, a mesma coisa. Suba em um trem em San Lorenzo de El Escorial e volte para Madri.. Mas fique atento, pois o trem não chega no centro histórico da cidade. Do ponto final até o mosteiro é preciso caminhar por uns 15 minutos, ou pegar um ônibus urbano. Eu prefiro a caminhada. 

San Lorenzo de El Escorial, do verão ao inverno

Escolha a época certa para conhecer San Lorenzo de El Escorial, ainda que toda época seja perfeita. No verão, o calor europeu esquenta o passeio, ainda que de maneira mais amena se compararmos com Madri. Assim mesmo, carregue sempre uma garrafa de água, e reabasteça em qualquer uma das várias fontes espalhadas pela cidade. No inverno, esteja preparado: San Lorenzo de El Escorial costuma ficar debaixo de neve. 

san lorenzo
Foto: Denis Renó.

As ruas de pedra são bonitas no inverno e no verão.

Uma vantagem ao escolher o período da viagem, esteja certa de que as belezas estarão igualmente espantosas. A grandiosidade da arquitetura de San Lorenzo de El Escorial, uma cidade que já foi sede da coroa espanhola, é impressionante. Para isso, reserve momentos para ficar em algumas das praças da cidade curtindo o ócio, tomando uma cerveja San Miguel ou mesmo para conhecer o mosteiro, sobre o qual falaremos adiante no blog. 

san lorenzo
Foto: Denis Renó.

A cidade é perfeita para todas as idades.

Uma dica: dispense a visita ao mausoléu do ditador Franco – Valle de los Caídos -, a menos que você simpatize com o regime que assolou a Espanha durante décadas. Apesar de bonito, o lugar tem um ar pesado. Não fui visitar (passei em frente e me recusei a conhecer), mas senti a energia negativa logo na entrada. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here